Um pequeno histórico da Paróquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê/SC.

Paróquia

Igreja Matriz de XanxerêA paróquia foi fundada em 19 de dezembro de 1959, desmembrando-se da paróquia de Xaxim. Em 1963, foi criada a Paróquia de S. Sebastião, em Abelardo Luz, que passou a abranger quase metade do território da paróquia de Xanxerê.

A pedra fundamental da atual igreja do Senhor Bom Jesus foi lançada em 21 de fevereiro de 1954. A inauguração foi em 23 de novembro de 1969. De março de 1970 até os dias atuais, a paróquia foi confiada aos padres diocesanos.

A Paróquia Senhor Bom Jesus possui 33 comunidades rurais, 25 de bairros, 2 de centro – Xanxerê e Bom Jesus – e 3 aldeias indígenas. As comunidades estão organizadas em dez setores.

A Paróquia Senhor Bom Jesus é coordenada pela Equipe Paroquial e Conselho de Pastoral Paroquial. Junto com dezessete coordenações de pastorais e de serviços: Rede de Comunidades, Discípulos Missionários, Juventude, Pastoral Social (apoio à ARXAN e ONG Bem Viver), Dízimo, Ministros e Liturgia, Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Grupos e Reflexão e CEBs, Conselhos de Pastoral, Pastoral Carcerária, Pastoral Vocacional (e Capelinhas), Infância e Adolescência Missionária, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo e Comunicações

No ano de 2005, Padre Adir, com o apoio da Paróquia, ajudou os “catadores” a se organizarem numa associação (ARXAN – Associação dos Recicladores Xanxerenses Amigos da Natureza). Junto com outras lideranças populares e de movimentos sociais, foi organizada também a ONG Bem Viver, da qual o Padre Adriano Dotti foi o primeiro presidente.

Buscando melhorar a sua comunicação com a população católica e a sociedade em geral, em 2004 a Paróquia passou a publicar o jornal “Nós Igreja”. E, a partir de 2007, criou o site www.psbjxanxere.com.br. Milhares de lideranças, nos mais diversos serviços, e uma equipe de agentes e funcionários, garantem a caminhada desta Igreja e contribuem na construção do Reino.